Segurança: Comandante do Ciopaer visita obras da unidade de Sorriso

As obras do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso estão a todo vapor. Na manhã de quarta-feira (1º), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, visitou a construção acompanhado do piloto comandante do Ciopaer, tenente coronel Flávio Ramalho dos Santos, o comandante da CR3, tenente coronel Valter Luiz Razera, e o comandante do 12° Batalhão da PM-MT, Major Jorge Almeida. Também participaram da vistoria os secretários municipais de Governo, Luís Fábio Marchioro, e da Cidade, Leonardo Zanchetta.

 

“Viemos mostrar ao coronel Ramalho como está o andamento das obras da primeira base descentralizada da Ciopaer de Mato Grosso, um sonho de muitos sorrisenses que em breve se tornará realidade. Quero aproveitar para agradecer a toda a população, produtores e políticos, em especial ao Deputado Federal Xuxu Dal Molin, que foi o grande idealizador deste Centro Integrado de Operações Aéreas. De acordo com o nosso cronograma, deveremos entregar a unidade em meados de dezembro”, ressalta Lafin.

Ao todo, 28 municípios da região Norte de Mato Grosso vão contar com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. “O Ciopaer é preparado para auxiliar as outras forças de segurança, como a Polícia Militar, os Bombeiros e a Polícia Civil. Trabalharemos no combate a incêndios, a crimes ambientais, roubos, entre outras ocorrências que exijam ação forte, enérgica e rápida. Até mesmo em socorro de urgência, como no caso de um acidente na rodovia, estaremos preparados com bombeiros treinados para ajudar no resgate”, explica o tenente coronel Ramalho.

 

Ramalho afirma que cerca de 20 profissionais irão integrar as forças aéreas de Sorriso. “Estaremos atendendo diuturnamente com uma aeronave e um helicóptero, a sociedade de Sorriso e toda a região norte. Hoje, para atendermos uma ocorrência nesta localidade, são 1h40 de voo de Cuiabá a Sorriso. Com a base aqui, levaremos de 3 a 4 minutos para atender uma ocorrência. Estamos apenas esperando o término da obra, trazer toda a mobília, pois já estamos com o efetivo selecionado e treinado. Até mesmo o armamento e a munição já estão prontos”, ressalta.

 

A base está sendo construída por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A estrutura física que está sendo construída contará com alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guarda dos equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: Giro MT com Decom

Texto: Bianca Arruda / Fotos: Ney Pinheiro

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *